Nunca retribuas maldade com vingança ou desforço. O homem mau encontra-se doente e ainda não sabe. Dá-lhe o remédio que minorará o seu aturdimento, não usando para com ele dos recursos infelizes de que ele se utiliza para contigo. Se alguém te ofende, o problema é dele. Quando és tu quem ofende, a questão muda de configuração e o problema passa a ser teu. O ofensor é sempre o mais infeliz. Conscientiza-te disso e segue tranquilo. Joanna de Ângelis
quinta-feira, 31 de março de 2022
A Revelação Espírita
O Espiritismo, partindo das próprias palavras do Cristo, como este partiu das de Moisés, é consequência direta da sua doutrina.
A ideia vaga da vida futura, acrescenta a revelação da existência do mundo invisível que nos rodeia, povoa o espaço e levanta o véu que ocultava aos homens os mistérios do nascimento e da morte.
A primeira revelação teve a sua personificação em Moisés, a segunda no Cristo, a terceira em indivíduo algum. As duas primeiras foram individuais, a terceira coletiva; aí está um caráter essencial de grande importância.
Ninguém, por consequência, pode inculcar-se como seu profeta exclusivo; foi espalhada simultaneamente, por sobre a Terra, a milhões de pessoas, de todas as idades e condições, a fim de servir um dia a todos, de ponto de ligação.
Chegou numa época de emancecipação e maturidade intelectual, na qual o homem não aceita nada às cegas.
A revelação espírita é progressiva. O Espiritismo não tem dito a última palavra, mas tem aberto um campo amplo para o estudo e a observação.
Pela sua natureza possui duplo caráter, é ao mesmo tempo divina e humana. Divina porque provém da iniciativa dos Espíritos e humana porque é fruto do trabalho do homem.
Os ensinamentos dos Espíritos, por toda parte, nos mostram a unidade da lei. Em virtude dessa unidade, reinam na obra eterna a ordem e a harmonia.
Da obra: Doutrina Espírita para principiantes
Princípios Fundamentais
Os ensinamentos dos Espíritos superiores fundamentam-se em:
EXISTÊNCIA DE DEUS
Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas.
IMORTALIDADE DA ALMA
Somos em essência Espíritos, seres inteligentes da Criação. O Espírito é o princípio inteligente do Universo.
REENCARNAÇÃO
Criado simples e ignorante, o Espírito decide e cria seu próprio destino usando o livre arbítrio. Seu progresso é consequência das experiências adquiridas em diversas existências, evoluindo constantemente, tanto em inteligência como em moralidade.
PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Os diferentes orbes do Universo constituem as diversas moradas dos Espíritos.
COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS
Os Espíritos são os seres humanos desencarnados. Através dos médiuns podem comunicar -se com o mundo material.
MORAL ESPÍRITA
Baseada no Evangelho de Jesus, é a máxima moral para a vida.
Da obra: Doutrina Espírita para principiantes
Assinar:
Postagens (Atom)