quinta-feira, 28 de abril de 2022

Filhos dependentes dos pais


Uma situação bastante comum, era os pais serem cuidados por seus filhos. Mas nos últimos tempos é grande o número de filhos dependentes de seus pais, tanto dependem de maneira emocional, como financeiramente. Os filhos estão saindo cada vez mais tarde da casa de seus pais. O que será que tem levado este adiamento e podemos até citar esta falta de amadurecimento por parte dos filhos? Ou um excesso de proteção por parte dos pais? 
Na questão 773, Allan Kardec em O Livro dos Espíritos nos apresenta no capítulo VII, no item III, em Laços de Família o seguinte ensinamento: “Por que entre os animais pais e filhos deixam de se reconhecer, quando os últimos não precisam mais de cuidados? 
Os animais vivem a vida material e não a moral. A ternura da mãe pelos filhos tem por princípio o instinto de conservação aplicado aos seres que deu à luz. Quando esses seres podem cuidar de si mesmos sua tarefa está cumprida e a natureza nada mais lhe exige. É por isso que ela os abandona para se ocupar de outros que chegam”. Antes era certo que o filho ao atingir a maioridade, sairia de casa. Mas o que vemos são filhos se casando cada vez mais tarde e e mesmo casados continuam a morar com seus pais, além de tudo, os pais se veem obrigados a criarem até os netos. 
Em Gênesis 2:24 diz o seguinte: “Por esse motivo é que o homem deixa a guarda de seu pai e sua mãe, para se unir à sua mulher, e eles se tornam uma só carne”. Num primeiro instante pode parecer bastante cômodo para ambas as partes continuar morando na casa dos pais. Tanto para os pais que não querem ficar longe de seus filhos, como para os filhos que não querem largar a “barra da calça” de seus pais. Porém com o passar do tempo, as coisas não ficam tão boas assim. Porque tem aquele velho ditado “Quem casa, quer casa”. Até porque os filhos que moram com os pais, dão total abertura e liberdade para que os pais sintam-se no direito de continuar a dar palpites em suas vidas. 
E este é o papel dos pais. Estão no seu total direito. Além do mais, os pais necessitam de um descanso. Não é justo ter que continuar a manter os filhos mesmo depois de adultos. 
A paternidade e a maternidade são missões das mais significativas sobre a face da Terra. Você que é pai e você que é mãe estejam atentos aos seus compromissos porque, indubitavelmente, irão responder pela falta ou excesso de proteção que derem aos seus filhos. Nessa difícil arte de educar os filhos, seria bom que os pais fizessem a si mesmos as seguintes questões: Será mesmo necessário que ambos trabalhemos (pai e mãe), deixando nossos filhos aos cuidados de empregados? Será que se morrer hoje, terei deixado aos meus filhos, a mais valiosa das heranças, o exemplo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário