terça-feira, 22 de março de 2016

Semana Santa (visão espírita)


Antes de falar sobre o ponto de vista ESPÍRITA sobre a chamada “Semana Santa”, é importante lembrar, que respeitamos imensamente a religião Católica e suas práticas enraizadas na cultura brasileira, como também respeitamos, todas as demais religiões que celebram a “sexta-feira da paixão”, ou, “o Senhor morto”, embora, totalmente contrárias aos conceitos Espíritas. 
As eficazes técnicas da mídia, bem manipuladas em favor dos interesses consumistas, certamente, farão com que nossas crianças NÃO fiquem sem o chocolate na réplica do coelhinho que bota ovos e também, dos criativos e coloridos ovos de chocolate, além do bolo pascal. 
Essas datas fictícias e feriado, da sexta-feira santa, sábado de aleluia e o domingo de páscoa, nada tem a ver com a Doutrina Espírita... Embora, atualmente o Brasil seja oficialmente um país laico, os únicos feriados religiosos continuam sendo os Católicos. 
Nós Espíritas, temos a consciência de que Jesus NÃO morreu para nos salvar e sim, que JESUS VIVEU entre nós, para nos mostrar O CAMINHO DA SALVAÇÃO através dos nossos próprios méritos no processo evolutivo, e para isso, temos o Cristo como nosso modelo e guia, vide questão 625, de O LIVRO DOS ESPÍRITOS. 
De nenhuma forma estamos desrespeitando o sacrifício do divino Mestre em prol da humanidade terrestre, valorizamos a imortalidade que Ele nos ensinou, ao invés de ficarmos revivendo a tragédia a que a ignorância humana o levou !!! Jesus nos ensinou o perdão e não a violência da tradicional malhação de Judas !!! 
A Doutrina Espírita respeita imensamente a fé de todas as religiões, seitas e crenças... Porém, temos a nossa própria Doutrina, a nossa fé raciocinada fortalece nossas convicções, e, aí está o fato de SERMOS OU NÃO SERMOS ESPÍRITAS... Quem é um pouquinho de cada coisa, NÃO poderá ser nada por inteiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário