segunda-feira, 9 de maio de 2011

Tentações

Todos trazemos, de outras vidas, tendências boas e más; as primeiras impulsionam-nos para a senda do bem, e são estimuladas pelos bons Espíritos e pelos homens de bem; as más arrastam-nos para o caminho do mal, e são incentivadas pelos Espíritos imperfeitos e pelas pessoas de caráter inferior.

Os bons Espíritos aproveitam as nossas boas inclinações para nos estimular a viver de maneira equilibrada e a praticar o bem; por outro lado, os Espíritos pouco adiantados, viciosos, exploram as nossas propensões inferiores, induzindo-nos a agir em desacordo com as leis de Deus e a seguir uma vida cheia de vícios e de ilusões.

Os Espíritos inferiores, de má índole, envidam todos os esforços para nos fazerem cair em tentações; utilizam os nossos maus pendores para nos influenciarem os pensamentos e atos. Sempre que descuidamos da vigilância, interferem nas nossas conversações, induzindo-nos a falar compulsivamente, a usar palavras inadequadas, fortes, agressivas; fortificam-nos as compulsões, inclusive alimentares; arrastam-nos para os vícios, para o sexo menos responsável ou mesmo desregrado; interferem em nossas atividades, inclusive no campo da mediunidade, predispondo-nos às mistificações; alimentam-nos o orgulho e a vaidade e a conseqüência destes, que é o melindre...

Muitas vezes, não querendo admitir as próprias fraquezas, procuramos encontrar em outras pessoas, ou na falta de proteção espiritual, as razões dos nossos desacertos; mas, se agimos honestamente, descobrimos que somos os verdadeiros responsáveis por eles.

Estamos ainda distantes da perfeição, com muitos defeitos a vencer; por isso, constantemente sofremos as influências das forças espirituais do mal, e, em razão disso, nossos desacertos são numerosos.

O que fazer para reverter a situação?
Ensinam-nos os Espíritos que somente ficaremos livres das más influências dos Espíritos imperfeitos (e naturalmente dos homens de más tendências), quando eliminarmos as imperfeições. Enquanto não conseguirmos atingir essa meta, os Espíritos recomendam- nos alguns recursos, de indiscutível eficácia: vigilância constante, com a sublimação dos pensamentos, sentimentos, linguagem e atos; oração diária e em todos os momentos em que percebermos as más influências; leitura edificante (O Evangelho segundo o Espiritismo, por exemplo) todas as vezes em que detectarmos sugestões negativas; recolhimento e meditação; cultivo da paz e serenidade; combate às imperfeições.

Podemos pedir a assistência dos bons Espíritos, que atendem prontamente aos nossos pedidos, nos amparam e inspiram bons pensamentos. Além disso, nos auxiliam nos esforços que fizermos para combater as imperfeições e as más tendências. Com certeza, obteremos bons resultados se soubermos aproveitar essa ajuda espiritual para controlar os impulsos inferiores e evitar as sugestões negativas dos que querem nos converter em instrumentos vivos do mal.

Com esforço próprio e perseverança, pouco a pouco, poderemos nos aperfeiçoar moralmente, libertando-nos das influências das forças espirituais do mal.
Com humildade e sintonia constante com os bons Espíritos, seguramente conseguiremos alçar vôos mais altos na conquista da Espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário